Maria Helena Faria Lima nasceu em 20 de março de 1935, no Rio de Janeiro.
Filha do casal José Vicente de Faria Lima e Yolanda de Faria Lima. Seu pai, militar de carreira das Forças Armadas da Aeronáutica, engenheiro, especialista em aeronaves. Sua mãe, dinâmica, jovial, afável e muito culta, tornou-se a primeira dama paulistana, no quadriênio em que o esposo foi eleito para o cargo de prefeito de São Paulo.
Maria Helena, com apenas 4 meses, transferiu-se com a família para Paris. Voltou ao Brasil como uma menina inteligente e questionadora com as mais fantásticas e humanísticas histórias: Perrault, La Fontaine, Defoe e outros que, indubitavelmente, foram os magos que determinaram sua vocação ao mundo das Ciências Humanas. Por reflexos complementativos, também, Montesquieu, Baudelaire, Rousseau, Diderot, levariam-na ao encontro das Ciências Jurídicas, pois formou-se em Direito em 1958, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Infelizmente, não exerceu a profissão, pois alguns poucos meses após a colação de grau faleceu, em 5 de maio de 1959.
Foi nessa fase de sua vida estudantil, durante o curso de Direito, que conheceu o também futuro bacharel em Ciências Jurídicas, o jovem Gesner Cunha, com o qual se casou em 10 de julho de 1958. Dessa união efêmera, por menos de 11 meses, interrompida pela morte de Maria Helena, não surgiram filhos.
Quando adolescente, viveu nos EUA. Seu pai mais um vez foi designado para chefiar uma missão aeronáutica, em Washington. Os primeiros anos de estudos secundários (ginasial), Maria Helena freqüentou-os, portanto, nos EUA. Paralelamente ao ginásio, nesses três anos, especialmente, especializou-se em língua e literatura francesas, no Colégio Maret Scholl.
De volta da América do Norte, a família mudou-se para São Paulo. Maria Helena foi matriculada no terceiro ano ginasial no Colégio Notre Dame de Sion. Pela sua vocação humanística, concluiu, nessa mesma escola, o antigo curso clássico, em nível médio. Definitivamente no Brasil, pois o pai, agora, se engajara na carreira política, Maria Helena, então, ingressou no curso de Direito já anteriormente mencionado. <!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->